Gestão

Como divulgar minha empresa: Descubra qual a melhor estratégia

Produto de qualidade, preço definido e objetivo traçado. E agora, como divulgar minha empresa?

Bom, se você já possui um negócio ou pensa em iniciar um, certamente passará por este questionamento. O fato é que em um tempo de extrema disputa mercadológica e diversificação nas formas de comunicação, ter apenas um bom produto não te trará os resultados e as expectativas que você deseja.

Mas calma! Isso não é motivo para buscar vender desesperadamente e divulgar seu negócio sem embasamento técnico. Sem uma estratégia coerente, seu produto será apenas mais um neste grande oceano chamado MERCADO.


Qual meio de divulgação adotar?

Podemos considerar que a loja física já é um meio de se apresentar a empresa. Um bom ponto comercial pode ser uma grande aposta na atração de clientes, porém, um alto fluxo de clientes passantes pode não significar vendas diretas e resultados garantidos.

O importante a ser priorizado na estratégia de divulgação de uma marca não é fazer com que ela seja vista pelo maior número de pessoas e no maior número de meios possíveis. No mercado atual, o objetivo é fazer com que sua marca e seu produto sejam vistas pelas pessoas certas. Isso leva o empreendedor a estudar onde, como e quando sua comunicação será realizada.


Se você possui uma empresa local, por que investir toda sua verba em uma propaganda de televisão com alcance nacional? Provavelmente, sua marca se tornará nacionalmente conhecida, mas quantos dos receptores desta mensagem serão realmente impactados e convertidos a clientes?

Em alguns casos, meios como rádio, internet, mala direta e até panfletos, têm um retorno mais relevante que grandes veículos como a TV, e, em alguns casos, realizam uma estratégia de divulgação mais vantajosa.

É muito importante estudar sua persona, conhecer suas dores e, principalmente, saber onde encontrá-la.


Onde está o cliente ideal do meu negócio?

Um ponto essencial ao traçar uma estratégia vitoriosa de divulgação de sua empresa é ter conhecimento sobre os meios de divulgação, selecionando aqueles têm maior potencial de impactar sua Persona. Diferente do público-alvo, com a criação da persona, a empresa possui um perfil mais específico de seu cliente, conhecendo suas dores, gostos e interesses.

No processo de divulgação de uma empresa, ser analítico quanto aos meios de divulgação e a adoção de uma linguagem adequada são fatores relevantes para o sucesso da promoção da sua marca. Com a elaboração da persona, a empresa pode direcionar uma linguagem própria que comunique naturalmente com seu cliente, criando uma relação de proximidade entre empresa e persona. Estude onde ela se encontra, os locais que ela frequenta, interesses, suas dores e como seu produto ou serviço pode sanar tais necessidades. Feito isso, está na hora de planejarmos onde comunicar com ela.

Se sua persona é um jovem com interesses relacionados à tecnologia, por que não apostar na utilização de uma comunicação mais forte via redes sociais e ferramentas de buscas? É importante lembrar que a mensuração da efetividade das estratégias e dos meios escolhidos são de extrema importância e que reajustes e exclusões são necessários para aumentar a efetividade.


Estratégia de divulgação da empresa: Mensurando os resultados


A resposta para “Como divulgar minha empresa” é: Depende. E o fator determinante é a mensuração. A divulgação de um negócio sem análise é algo incompleto, assim como cartas jogadas à mesa. É preciso estar atento à efetividade de cada uma destas cartas. Se foi realizado um planejamento de divulgação para um evento X da sua empresa, qual foi o ROI sobre os meios escolhidos? Se as expectativas foram abaixo do esperado se permita a realizar mudanças no processo: faça testes / opere mudanças / faça novos testes.

Caso perceba que o meio não é efetivo, exclua e implante investimentos naqueles que de fato trouxeram bons retornos. Perceba o que o processo de divulgação escolhido tem a lhe falar e não apenas invista seu orçamento em um meio, cruzando os dedos a espera de sua efetividade.



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