Gestão

Afinal, o que é produto perfeito?

Vamos direto ao ponto! Toda empresa vende algum produto ou serviço, certo? Assim sendo, o produto que entregar maior satisfação total ao cliente, será o de maior sucesso de vendas. Ponto.

Mas como medir isso?

SATISFAÇÃO TOTAL DO CLIENTE


Todo produto possui um preço, um custo e um valor percebido. A satisfação total é o equilíbrio perfeito entre estas três variáveis.

Preço é a medida monetária de um produto. Um cachorro quente custa 5 reais, por exemplo.

Custo é o valor gasto pelo produtor para elaborar o produto. Este cachorro quente composto por pão, salsicha, mostarda e embalagem, teve um custo bruto de 2 reais. 

Até aí tudo bem, mas e o tal do “Valor”?

Valor é o conjunto de atributos e benefícios que este cachorro quente entregou ao seu consumidor. 
Desta forma, só há uma pessoa capaz de dizer o real valor deste produto: o cliente, o cara! Aqui é importante não confundirmos 2 conceitos: valor agregado e valor percebido.

Biaxar e-book para criar seu produto


VALOR AGREGADO X VALOR PERCEBIDO

Valor Agregado, como o próprio nome já diz, é tudo aquilo que agregamos ao produto, na tentativa de diferenciá-lo da concorrência.

Valor Percebido, são os atributos ou agregados, que o cliente realmente percebe como vantagem competitiva. 

Utilizando o exemplo do cachorro quente, fica a pergunta: O que o cliente valoriza no seu Produto? Será que investir em um pão e uma salsicha de maior qualidade, não seria mais inteligente do que inserir passas e ovo de codorna no seu cachorro quente?
Quem pode responder a pergunta? O Cara! E este cara não sou Eu!

 




Gostou do exemplo? Ele é só um princípio para aprender sobre a construção do produto perfeito. Baixe nosso Ebook – PRODUTO PERFEITO e confira o passo à passo para a elaboração do seu.






Notícias de empreendedorismo e gestão que você pode se interessar:

Ranking das melhores empresas para se trabalhar

Principais dúvidas ao abrir um negócio próprio

10 melhores filmes sobre empreendedorismo

 



Autor


Pedro Horta

Pedro Horta

Pedro Horta, mineiro de Belo Horizonte, administrador, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em construir Pequenas e Médias empresas lucrativas. É sócio fundador da GPME -Expansão e Estruturação de Negócios. Através dela, já atuou em mais de 400 projetos, em 110 cidades brasileiras e participou da construção e gestão de mais de 12 redes nacionais de Negócios. Possui como missão "gerar e distribuir riqueza" melhorando a vida das pessoas.