Vamos direto ao ponto! Toda empresa vende algum produto ou serviço, certo? Assim sendo, o produto que entregar maior satisfação total ao cliente, será o de maior sucesso de vendas. Ponto.
Mas como medir isso?
SATISFAÇÃO TOTAL DO CLIENTE
Todo produto possui um preço, um custo e um valor percebido. A satisfação total é o equilíbrio perfeito entre estas três variáveis.
Preço é a medida monetária de um produto. Um cachorro quente custa 5 reais, por exemplo.
Custo é o valor gasto pelo produtor para elaborar o produto. Este cachorro quente composto por pão, salsicha, mostarda e embalagem, teve um custo bruto de 2 reais.
Até aí tudo bem, mas e o tal do “Valor”?
Valor é o conjunto de atributos e benefícios que este cachorro quente entregou ao seu consumidor.
Desta forma, só há uma pessoa capaz de dizer o real valor deste produto: o cliente, o cara! Aqui é importante não confundirmos 2 conceitos: valor agregado e valor percebido.
VALOR AGREGADO X VALOR PERCEBIDO
Valor Agregado, como o próprio nome já diz, é tudo aquilo que agregamos ao produto, na tentativa de diferenciá-lo da concorrência.
Valor Percebido, são os atributos ou agregados, que o cliente realmente percebe como vantagem competitiva.
Utilizando o exemplo do cachorro quente, fica a pergunta: O que o cliente valoriza no seu Produto? Será que investir em um pão e uma salsicha de maior qualidade, não seria mais inteligente do que inserir passas e ovo de codorna no seu cachorro quente?
Quem pode responder a pergunta? O Cara! E este cara não sou Eu!
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