Imagine que após anos de dedicação ao trabalho, o empreendedor se dá conta de uma situação: a empresa passa por um momento difícil e talvez precise fechar as portas. Quando isso acontece, é muito comum que não se saiba o que fazer, e para te ajudar a entender melhor como agir, trazemos aqui um novo assunto para discutirmos: e se a empresa acabar? O que fazer?
Primeiro, é necessário pensar positivamente e, principalmente, observar quais erros te levaram a este ponto. Costuma ser exatamente neste momento, em que tudo parece estar contra, que o empreendedor encontra energia, perseverança e ensinamentos para seguir em frente e, às vezes, descobre até como recuperar o seu empreendimento. Mas é preciso entender que os negócios têm de se reinventar a todo momento para manter-se no mercado, pesquisando tendências e atentando-se às inovações do seu segmento. E, mesmo quando o negócio de fato acabar, é preciso estar atento a novas oportunidades, não se abater com o fracasso e utilizar-se dos erros cometidos para começar novamente.
O que importa é entender que situações adversas podem ser uma porta aberta para trilhar novos caminhos, que tragam bons resultados e verdadeiro retorno ao seu investimento de dinheiro e tempo.