Esta é uma dúvida muito comum entre investidores, empresários e empreendedores, quando há a possibilidade de expandir seus negócios: focar ou diversificar?
Primeiramente, precisaremos entender o conceito de risco e retorno. De forma bem simples, o retorno é o ganho conquistado, ou seja, o lucro gerado por determinado investimento. O risco é a possibilidade de não ganhar, ou, até de perder alguma fatia desse investimento. Portanto, quanto maior o risco, maior será o retorno, e, segundo os princípios básicos da administração financeira, o investimento bem sucedido é aquele que consegue encontrar o contrapeso ideal entre risco e retorno. Diversificar é isso, buscar esse equilíbrio. Mas, a diversificação é mesmo uma fórmula de sucesso?
Na GPME, somos defensores de uma filosofia própria, que diz o seguinte: “invista naquilo que você realmente é bom”. As suas habilidades têm que ser levadas em conta no momento de escolher onde aplicar seus recursos. A diversificação busca a média, e, quem aspira à média, estará sempre mais longe de realizar algo grandioso.
Se você é dono de um minimercado, invista na ampliação da sua loja, abra filiais para atingir novos territórios e garanta acesso a grandes marcas. Se você é conhecedor do mercado financeiro, invista em ações, fundos de investimento ou crie sua própria corretora de valores. Se você é um bom cozinheiro, pense em montar um restaurante, uma escola culinária, uma consultoria gastronômica ou se especialize para se tornar o chef de uma cozinha renomada.
Nem sempre a diversificação elimina os riscos. Ao buscar um novo ramo de negócio para diversificar risco e sazonalidade, lembre-se que você terá um longo caminho até adquirir as habilidades necessárias para se sobressair nesse novo segmento. E, enquanto estiver buscando essas aptidões, desviará seu foco do negócio principal, prejudicando seus resultados duramente conquistados.
Enfim, não seja um desesperado em busca de oportunidades. Foque naquilo que você acredita a as oportunidades aparecerão naturalmente. Faça bem feito, utilize sua força para tornar-se ainda mais forte.
Se você possui uma empresa familiar e vivencias os desafios rotineiros do seu negócio, fique com nossa matéria Empresa familiar: Principais desafios.