BLOG gpme
gpme | Expansão e estruturação de negócios

Consultoria empresarial: saiba tudo sobre o tema!

Os empreendedores de sucesso sabem que administrar uma empresa exige tempo, esforço, suor e lágrimas. A lista para obter os melhores resultados parece interminável: acompanhar o mercado, investir em tecnologia, oferecer o melhor atendimento ao cliente, vigiar a concorrência etc. Em vez de tentar cuidar de tudo isso sozinho, por que não contratar uma consultoria empresarial com a experiência e o conhecimento necessários para colocar seu negócio no caminho certo?

 

Preparamos este artigo para você conhecer um pouco mais sobre esse serviço que tem permitido que empresas como a sua consigam maximizar lucros e resultados. Vamos lá?

O que é a consultoria empresarial?

 

A consultoria empresarial é o trabalho realizado por um consultor ou empresa de consultoria que tem como objetivo a solução de dúvidas e problemas do gestor, orientando o negócio rumo ao crescimento saudável. Usando conhecimentos e habilidades exclusivos, esses consultores podem atuar nos setores estratégicos da administração do seu negócio, como finanças, operações, marketing e gestão de pessoas.

Quando acionar um consultor?

 

Independentemente do ramo de atuação ou da situação do negócio, toda empresa pode receber a orientação de um consultor de empresas. Isso pode ser feito tanto nos momentos em que é necessário reavaliar o direcionamento do negócio quanto em situações mais críticas, como em um cenário de queda das vendas. Ou seja, a orientação e a experiência desses consultores ajudam a tomar as melhores decisões sempre que você precisar.

Por onde começar?

 

O segredo do sucesso dessa ação depende da identificação correta das necessidades de seu negócio. Se os problemas da empresa estão relacionados ao marketing, de nada adianta se concentrar na consultoria para a gestão financeira, por exemplo. Antes de contratar uma consultoria empresarial, avalie e selecione o tipo de auxílio de que seu negócio mais precisa no momento para encontrar o consultor ou equipe que se encaixa melhor à realidade e aos objetivos de seu negócio.

Quais as vantagens de contratar uma consultoria empresarial?

 

Algumas das vantagens mais comuns que levam as empresas a buscarem uma consultoria empresarial podem ser conferidas abaixo.

Aposta na reinvenção

 

Mercado, serviços e consumidores estão em constante transformação e sua empresa precisa acompanhar e se preparar para essas mudanças. Na prática, a contratação da consultoria empresarial é um grande investimento que ajuda a tornar seu negócio mais competitivo e pronto para as transições do mercado.

Alcance de uma perspectiva externa sobre o seu negócio

 

Depois de trabalhar seguindo as mesmas condições por muito tempo, é fácil ignorar problemas ou encontrar justificativas para os processos que não têm dado certo. O consultor empresarial atua como uma figura neutra que pode fornecer à sua empresa uma perspectiva externa sobre o que você está fazendo, além de identificar rapidamente os desafios que impedem o crescimento de seu negócio. Com essa análise em mãos, você se prepara para tornar a sua gestão ainda melhor.

Ajuda especializada

 

Como gestor, seu dia provavelmente é preenchido com uma variedade de tarefas que deixam pouco tempo para você se concentrar em mudanças e no crescimento.

 

Com a consultoria, você pode contar com uma equipe especializada em ajudar empresas como a sua a superarem desafios, a aumentarem os lucros e a crescerem. Além disso, o consultor passa algum tempo com empresas semelhantes, o que dá a ele uma perspectiva sólida sobre o que as outras têm feito e sobre o que será necessário para que seu negócio supere as demais.

Acesso às novas ferramentas

 

Uma parte importante do trabalho de todo consultor é acompanhar as tendências, estratégias e metodologias atuais para melhorar os negócios. Com isso, ele consegue desenvolver processos e ferramentas mais eficazes e que podem ser utilizados para avaliar as práticas do seu empreendimento, permitindo que você tire proveito dos recursos que eles oferecem.

Economia de recursos

 

Você não precisa incluir um novo funcionário em sua folha de pagamento para ter o atendimento de um consultor de empresas. O acesso a uma equipe especializada apresenta um excelente custo-benefício e ainda ajuda a reduzir as despesas em longo prazo, a partir das orientações dessa consultoria.

Aceleração da conquista de metas

 

Quando os colaboradores são confrontados com um desafio que está fora de sua zona de conforto, pode haver alguma hesitação ou atraso para alcançar esse objetivo. O consultor de negócios sabe como motivar os funcionários a alcançarem os objetivos mais rapidamente porque ele atua na elaboração de metas inteligentes e realistas voltadas para a situação do seu negócio.

Fortalecimento da cultura organizacional

 

Quando sua empresa contrata um consultor ou uma equipe especializada em consultoria, seus colaboradores percebem um empenho da gestão em implementar melhorias para o negócio.

 

Com as soluções oferecidas pela consultoria, tanto a equipe quanto os gestores se tornam mais engajados e colaborativos, o que também impacta positivamente a cultura organizacional.

Melhora da tomada de decisões

 

Muitos projetos e ideias potencialmente valiosos para a empresa não podem ser executados por falta de embasamento. Uma das tarefas da consultoria empresarial é ponderar sobre esses projetos e apresentar a viabilidade dessas ações, permitindo que você esteja mais preparado para a tomada de decisões.

Quais os riscos de não contratar esse tipo de serviço?

 

Como você viu, o consultor de empresas é fundamental na identificação de problemas e soluções nos negócios. Por isso, quando você não contrata esse tipo de serviço, acaba colocando a reputação da sua empresa em jogo. Afinal, um negócio que não busca a inovação para garantir o crescimento saudável não pode lutar em pé de igualdade com a concorrência, tampouco resistir no mercado por muito tempo.

Por que a GPME é a consultoria para negócios ideal para a sua empresa?

 

Somos uma empresa especializada em soluções para maximizar os resultados do seu negócio em projetos de estruturação ou expansão. Em mais de uma década de atuação no mercado de consultoria empresarial, a GPME já atendeu a mais de 300 pequenas e médias empresas em todo o Brasil. Nosso sucesso é resultado da eficiência dos diagnósticos claros e das soluções objetivas apresentadas para a gestão de empresas como a sua.

 

Além disso, a experiência no mercado permitiu o desenvolvimento de um modelo exclusivo de consultoria para negócios que integra as áreas de marketing, operação, pessoas e finanças. Os serviços da GPME são adequados às necessidades da sua empresa, como:

  • GMAIS: desenvolvido especialmente para o acompanhamento de perto de redes de varejo e de franquias em processo de expansão;
  • G-360: a metodologia continuada 360° tem o objetivo de maximizar a lucratividade do negócio, abrangendo todas as áreas de sua empresa;
  • G-Express: é voltado para aplicar soluções rápidas de correção no negócio em momentos mais críticos.

 

Você viu que os benefícios da consultoria empresarial representam um grande recurso para garantir o crescimento saudável de sua empresa. Para isso, certifique-se de que a consultoria escolhida tem experiência e sucesso anterior com empresas como a sua, como é o caso da GPME.

 

Agora, entre em contato conosco e permita que nossa equipe ajude a maximizar os lucros e os resultados do seu negócio.