BLOG gpme
gpme | Expansão e estruturação de negócios

5 ferramentas tecnológicas essenciais para seu negócio

Hoje em dia, diversas ferramentas tecnológicas são utilizadas em pequenas, médias e grandes empresas para aprimorar a organização e otimizar processos. 

Seja em relação à comunicação interna, à gestão de projetos e equipes, à gestão de diferentes setores empresariais e ao relacionamento com os clientes, tenha certeza de que há uma tecnologia específica que pode ser usada em seu negócio.

Neste artigo, vamos conhecer 5 ferramentas tecnológicas essenciais. Continue a leitura para saber mais!

1. Slack

O Slack pode ser definido como um software de colaboração que melhora a comunicação interna e externa e, consequentemente, aumenta a produtividade das equipes.

 

Com esse sistema, os colaboradores trabalham em canais que centralizam os arquivos trocados, as mensagens enviadas e as ferramentas integradas. É possível criar um canal para cada necessidade do negócio (projetos, atendimento, feedbacks, anúncios etc.), incluindo até mesmo pessoas de fora (como clientes e fornecedores), o que facilita a comunicação.

Dá para:

– Fazer chamadas de voz e de vídeo;
– Compartilhar documentos;
– Conectar ferramentas aos canais, como Google Drive, Dropbox, Salesforce, entre outras.

2. Ferramenta para gestão de projetos e equipes

 

Quando se trata de gestão de projetos e equipes, a plataforma do Trello é uma das mais utilizadas. A organização se dá por meio de quadros, listas de tarefas e cartões personalizáveis.

 

É possível, por exemplo, criar um quadro para as tarefas semanais da empresa com as listas “A fazer”, “Em andamento” e “Finalizadas” e fixar cartões com os detalhes de cada tarefa, especificando o colaborador responsável pela execução. 

 

Dessa forma, se torna muito fácil para o gestor verificar o andamento das atividades e o desempenho de cada funcionário, pois é só abrir o quadro e verificar o que já foi feito: confira uma lista de quadros inspiradores. Para facilitar ainda mais a gestão de projetos, o Trello permite a integração com outros aplicativos.

 

3. Software de gestão empresarial online

 

Também conhecido como sistema ERP, esse software auxilia a gestão dos departamentos empresariais, como o financeiro, de compras, de vendas e de estoque. Por ser integrado e centralizar os dados em um só sistema, o ERP dispensa o uso de planilhas para controlar e armazenar dados, assim automatizando e facilitando todo o processo de gestão.

 

Quer um exemplo?


Quando fornecedores entregam mercadorias, os colaboradores podem registrar no ERP o tipo e a quantidade de itens, que então são contabilizados no estoque. A partir daí, a cada venda realizada o produto é descontado automaticamente do estoque, sendo que todas as informações da transação permanecem armazenadas no sistema e podem ser utilizadas, posteriormente, para gerar relatórios gerenciais.

 

Além disso, o gestor tem controle em tempo real sobre:

– Orçamentos;
– Ordens de serviço;
– Fluxo de caixa;
– Pagamentos e recebimentos;
Emissão de notas fiscais eletrônicas e boletos bancários.

 

4. Software de CRM

 

Trabalhar com a gestão dos consumidores é fundamental para empresas que desejam encantá-los e fidelizá-los, principalmente se utilizam estratégias de marketing digital. E é aqui que entra o software de CRM.

 

A sigla CRM se refere a Customer Relationship Management, ou seja, Gestão de Relacionamento com o Cliente. É um sistema que auxilia o monitoramento de clientes ou clientes em potencial por meio da coleta e armazenamento de informações de cada interação.

 

Os recursos variam de sistema para sistema, mas geralmente é possível:

       -Ter o controle dos dados dos prospects, como nome, e-mail e telefone;
       -Acompanhar e registrar detalhes das ligações com as equipes de atendimento;
       -Encaminhar leads (clientes em potencial) ao time de vendas.

Isso ajuda os vendedores na criação de estratégias: dá para saber para quais pessoas ligar, quando ligar e quais produtos oferecer.

 

5. Typeform

 

Uma das ferramentas tecnológicas mais importantes quando se trata de coleta de dados, o Typeform consiste em um formulário de pesquisas online que permite gerar questionários e coletar informações para diferentes fins, como:

-Entender o nível de satisfação dos clientes;
-Testar a viabilidade de alguma ideia;
-Saber como o seu público-alvo reagiria a um novo produto ou serviço.


Dá para escolher o template a ser utilizado, criar perguntas personalizadas (inclusive de avaliação) e coletar e-mails, entre outros recursos.

 

Enfim, neste artigo vimos algumas ferramentas tecnológicas essenciais para o seu negócio. Como você pôde perceber, cada uma delas têm uma finalidade diferente, mas todas são úteis quando se trata de organizar processos e melhorar o desempenho da sua empresa.

 

E então, gostou deste post? Sabemos que as ferramentas vistas acima são importantes, mas quem deseja alcançar o sucesso também precisa cultivar boas atitudes, não é? Confira agora o que os hábitos de empreendedores de sucesso podem ensinar!