Franqueador, aprenda a como aumentar os seus lucros!

O sistema de franquias é reconhecido pelo potencial de expansão e de lucratividade, tanto para o franqueador, quanto para os franqueados. Uma das razões para o sucesso desse modelo de negócios é o know-how adquirido ao longo dos anos, além do trabalho constante para potencializar os resultados e se adaptar às mudanças.

Os mercados e os hábitos dos consumidores estão em constante transformação. Por isso, ações que eram efetivas no início de seu negócio podem não ser mais suficientes para garantir a expansão da rede, por exemplo.

Dessa forma, queremos ajudar você a prosperar em qualquer economia! Venha conferir nossas dicas para aumentar os lucros das suas lojas e unidades que pertencem aos franqueados. Vamos lá?

Como o franqueador pode contribuir para o lucro das franquias?

Você está habituado a administrar a rede e os franqueados, reavaliando e alterando processos. Combine essas habilidades de gestão com as dicas a seguir para demonstrar a força de sua marca, atrair novos clientes em potencial e expandir os lucros do seu negócio.

Reveja a formatação da franquia

Como andam os processos de gestão e de operação do negócio? Ele tem sido replicado corretamente nas franquias? É possível identificar falhas nessa padronização? Não se esqueça que o know-how é o coração de uma rede e qualquer falha nesse processo pode comprometer a lucratividade de todas as unidades.

Aproveite a oportunidade e faça uma nova avaliação do potencial de mercado para o tipo de produto ou serviço de sua franquia. Observe também como a concorrência tem se preparado.

Talvez seja a hora de avaliar a necessidade de incluir novos produtos. Ou, até mesmo, reduzir a cartela para se concentrar apenas nos itens ou serviços mais vendidos.

Acompanhe as franquias

Acompanhar de perto cada unidade da rede é o melhor modo para conferir se o planejamento estratégico tem dado os resultados esperados. É fundamental, ainda, para verificar se a franquia guarda a essência da marca.

Estabeleça um esquema de auditorias de avaliação dos processos e encontros para esclarecer as dúvidas dos franqueados. Esse contato ao vivo evita riscos de compreensão, facilita a detecção de falhas e pode também oferecer soluções para resolver problemas de outras unidades.

Gerencie os custos

Aumentar o preço dos produtos ou serviços pode parecer a solução mais simples para gerar lucro. Essa ação, porém, traz prejuízos a longo prazo. Para ampliar as receitas você deve realizar uma boa gestão de custos e despesas, identificando possíveis focos de desperdício, por exemplo.

Procure ainda renegociar os valores com os fornecedores de insumos para as unidades das franquias. Quem sabe você não consegue obter uma maior margem em cada produto negociado?

Selecione bem seus franqueados

Os franqueados geralmente vêm de diferentes áreas e, com isso, oferecem uma variedade de habilidades. Por outro lado, eles precisam ser capazes de se adaptar às particularidades do sistema de franquias e devem compartilhar os valores da sua marca.

Definir um perfil ideal que os candidatos devem ter para adquirir uma unidade de sua franquia é um item importante. Assim, é possível conquistar os profissionais mais aptos para o sucesso e lucratividade desse modelo de negócio.

Conheça seu público

Sabe qual é o segredo para aumentar os lucros e expandir a rede? O consumidor! Por isso, toda a rede deve ter como foco oferecer o melhor atendimento e experiência de compra ao cliente. Outro ponto importante é reconhecer que esse público está sempre em transformação. Por isso, os hábitos de consumo que eles apresentavam logo após a abertura de sua primeira unidade de franquia podem não ser mais os mesmos.

Crie uma pesquisa para analisar os hábitos de compra dos clientes de sua rede obtendo uma perspectiva clara sobre as mudanças de comportamento desses públicos em seu negócio. Não deixe de oferecer um espaço para ouvir o feedback desses consumidores, envolvendo o público com sua marca. Se você tiver um concorrente direto, faça uma visita às lojas deles.

Desenvolva um plano de marketing consistente

As estratégias de divulgação das unidades da franquia devem ser certeiras para expandir o público-alvo e fidelizar os consumidores. Outra característica das ações de marketing de sucesso é que elas conseguem transformar os clientes em verdadeiros embaixadores da marca. Como você pode fazer isso em sua rede de franquias?

  • construa uma boa imagem online: torne sua marca conhecida. Se ainda não tem, é hora de construir um site e criar uma página da sua franquia nas redes sociais;
  • comunique-se com seus dois públicos-alvos: sua franquia deve investir em ações tanto para atrair potenciais consumidores quanto para se apresentar aos candidatos a franqueadores;
  • aposte no marketing de conteúdo: utilize os canais online para se comunicar com os seus públicos. Descubra que tipos de informações os consumidores esperam receber de sua empresa e qual material poderia ajudá-los a optar por comprar o seu produto ou serviço. O mesmo cuidado vale para o conteúdo produzido para os futuros investidores.

Crie um sistema de recompensas

Franchising é um negócio de parceria cujo sucesso depende da lealdade e compreensão mútua entre franqueador e franqueados. Por isso, procure cultivar o bom relacionamento na rede reconhecendo as lutas e conquistas das unidades. Criar um sistema de recompensas para motivar esses empreendedores é uma alternativa para a busca por melhores resultados.

Aposte na tecnologia

É importante lembrar que nem todo franqueador tem experiência em gestão. O uso de ferramentas tecnológicas que otimizem o gerenciamento das unidades permite a centralização das informações. Ajudam, também, no acompanhamento dos indicadores de desempenho.

Aproveite a tecnologia para oferecer ainda mais canais de comunicação com o cliente. Já pensou em um sistema que permite o agendamento de um serviço ou compra online?

Invista em treinamento

O consumidor precisa encontrar a mesma experiência em todas as unidades da franquia. Essa excelência é possível, em parte, pelo treinamento das equipes que atuam na rede. Isso vale também para os franqueados. Muitos franqueadores se concentram apenas em estabelecer novas franquias e se esquecem de investir e fortalecer os atuais franqueados e seus colaboradores. 

Procure ajuda especializada

O franqueador está sempre à procura das melhores soluções. Isso acontece quando as franquias começam a apresentar uma queda nas vendas ou, mesmo, quando o negócio vai bem, mas começa a perder o direcionamento inicial. Independentemente da situação enfrentada, você está constantemente enfrentado desafios que trazem inseguranças sobre o melhor caminho a seguir. Nesse momento, você pode contar com a ajuda de uma consultoria empresarial

A GPME é uma empresa especializada em desenvolver soluções que maximizem os resultados de seu negócio tanto em projetos de expansão quanto de estruturação. Temos um modelo exclusivo de consultoria de negócios que permite o trabalho de forma integrada nas 4 áreas da administração: operações, finanças, pessoas e marketing. Isso confirma o foco da GPME de oferecer soluções que aumentam a lucratividade das pequenas e médias empresas, contribuindo para o crescimento sustentável desses negócios.

Como franqueador, você precisa constantemente reavaliar processos operacionais e investir em novas estratégias para aumentar os lucros de sua marca. Só assim é possível avaliar o que funciona para seu produto e consumidor. Coloque nossas dicas em prática, conte com ajuda especializada e ajude o seu negócio a prosperar.

Entre em contato com GPME e confira nossos serviços para potencializar os resultados do seu negócio.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.