BLOG gpme
gpme | Expansão e estruturação de negócios

Hábitos de empreendedores de sucesso: o que eles podem te ensinar

Os hábitos de empreendedores de sucesso mostram uma coisa que muita gente já desconfiava: o sucesso não vem por acaso e não é resultado, apenas, de trabalho duro.

O modo de agir, o método de trabalho e, até, o modo de pensar e ver cada situação, contribuem para o sucesso das maiores mentes do empreendedorismo mundial.

 

Como para cada caminho existe um mapa e para todo resultado existe um método, para a conquista do sucesso não pode ser diferente.


Cada empreendedor de sucesso traçou o seu próprio caminho para o sucesso mas muitos passos foram parecidos, ou mesmo, igual a de outros empresários bem-sucedidos.

 

Isso nos mostra que resultados parecidos exige técnicas e práticas semelhantes. Por isso, a gente separou neste artigo, algumas dicas dos hábitos de empreendedores de sucesso: para que você possa observar o que funciona para você e para sua empresa e para que possa fazer uma correção de rota, caso tenha traçado um caminho que vai dar em um resultado diferente do sucesso.

 

Observe a seguinte citação:

 

O início de um hábito é como um fio invisível, mas a cada vez que o repetimos o ato reforça o fio, acrescenta-lhe outro filamento, até que se torna um enorme cabo, e nos prende de forma irremediável, no pensamento e ação.  Orison Swett Marden

 

Você mesmo consegue perceber a verdade nesta frase, não é? Nossos hábitos definem quem a gente é no dia a dia. Os resultados deles também.

Não seria muito melhor se a gente adotasse somente hábitos que nos levam ao sucesso?

 

 

Hábitos de empreendedores de sucesso: veja as melhores dicas

 

Ao invés de selecionar dicas com os hábitos dos empreendedores de sucesso focadas em estilo de vida, mostrando como eles levam a vida fora da empresa a gente preferiu separar somente dicas práticas.

 

São dicas que você pode aplicar no cotidiano da sua empresa ou praticar em função da produtividade e dos resultados do seu negócio. Vamos às dicas:

     

Empreendedores de sucesso administram bem seu próprio dinheiro


Esta dica parece óbvia mas poucos empresários se dão conta de que devem cuidar das suas finanças mesmo quando já estão ganhando muito dinheiro. O
controle financeiro deve ser a parte mais importante de uma vida focada no sucesso já que sem recursos monetários fica impossível investir em novas ideias, ou mesmo, em novos mercados e nichos que vão surgindo com o passar do tempo.

 

É claro que isso não significa que os empreendedores de sucesso não aproveitam bem o dinheiro que ganham. É certo que eles aproveitam bem a vida que os seus recursos podem proporcionar, mas eles também sabem que não devem jogar dinheiro pela janela e nem investir em negócios de alto risco. Afinal, não é fácil ganhar dinheiro mas é muito fácil perder ele por erros bobos.

     

Eles têm metas grandes, claras e alcançáveis

Como você vai traçar um caminho se não sabe bem onde quer chegar? Você deve ter seu foco onde no ponto em que você quer chegar. É por isso que os empresários de sucesso, tem um diferencial em sua mentalidade, tem como hábito traçar metas claras de onde querem estar em determinado período de tempo, de quanto querem ter em suas contas bancárias e dos resultados que querem obter com cada ação.

É claro que, principalmente no momento de traçar estas metas, é ideal que você tenha os pés no chão. Suas metas devem ser alcançáveis e seus objetivos possíveis de serem atingidos. Tenha sempre em mente, também, nesse momento, que você deve especificar uma meta clara e não algo abstrato em algum futuro desconhecido.

   

Eles escolhem sempre agir

Um dos hábitos de empreendedores de sucesso é sempre escolher a ação. Isso não quer dizer que um planejamento estratégico ou um plano de negócios não sejam essenciais mas, estes empresários sabem que a ação é muito mais importante depois que o planejamento está pronto e não ficam presos nas planilhas e cadernos de estudos.

   

Empresários de sucesso focam no que traz resultado

Talvez esta seja o maior dos hábitos de empreendedores de sucesso. Elas focam somente naquilo que traz resultado. Isso não quer dizer que eles acertem sempre ou que suas estratégias sempre trazem resultados rápido.

Quer dizer que eles sabem analisar e planejar ações com caminhos certeiros para o sucesso e sabem focar naquilo que vai trazer esses resultados para o seu negócio.

Uma vez que você aprenda a tomar esse caminho, você vai perceber que ele não tem volta. Todo o resto parece pequeno quando você começa a apontar suas estratégias para aquilo que realmente vai trazer resultados, esquecendo aquelas tarefas que trazem apenas números pequenos.

   Organização é o principal hábito deles

O dia de um empresário é curto. Se o dia das pessoas normais parece ter 24 horas, o de um empresário parece ter apenas 12. Isso porque, quem possui um negócio tem que executar diversas funções e tarefas durante um só dia. São muitas responsabilidades e, de que maneira é possível dar conta delas sem muita organização?

Por isso, um dos hábitos de empreendedores de sucesso é ter disciplina e organização durante todos os seus dias, todos os seus meses e todos os seus anos. Ter horários definidos para cada tipo de tarefa, saber delegar atividades, ter uma agenda com os compromissos listados, e todas as outras técnicas disponíveis para isso, são essenciais para quem deseja ter sucesso em seu negócio.


Eles têm sede de conhecimento

A leitura é um hábito que beneficia a todos mas, no caso do empresário, este hábito traz ainda mais conhecimentos sobre as pessoas, estratégias e, principalmente, sobre o seu próprio setor de atuação. 

Por isso, a leitura é essencial para o sucesso. Ter sempre junto de você uma forma de se informar, tanto por livros quanto por jornais ou meios digitais, nos sites de notícias. 

Estar por dentro do que acontece no mundo é primordial para um empresário de sucesso manter o seu sucesso, ou para um empreendedor iniciante descobrir o seu próprio caminho para se tornar bem sucedido.

   Eles mantém seu foco no sucesso

Este hábito é o equivalente a manter seus olhos no resultado. E o resultado esperado é o sucesso, certo? Por isso, não só suas ações, mas também seus pensamentos devem estar voltados para o sucesso.

Quando você se habituar a pensar assim, em todas as situações você vai conseguir ver uma oportunidade. A busca pelo sucesso e por ver o que de bom cada situação pode trazer se torna um instinto e o objetivo final se torna mais fácil de ser alcançado.


Empresários bem sucedidos têm uma boa rede de contato

No século passado Napoleon Hill já afirmava que somos o resultado direto das pessoas com quem nos relacionamos. Baseado nesta mesma ideia, o autor ainda dizia que devemos manter contato com pessoas que tenham objetivos parecidos os iguais aos nossos e que tenham uma visão parecida da vida.

 Isso equivale a dizer que, você deve ter uma rede de contatos desse tipo. Eles não vão ser, de forma alguma, seus concorrentes mas sim, companheiros de jornadas, que vão poder colaborar com ideias, soluções e com aquela mão amiga quando você precisar.

   Eles focam na solução

 

Sabemos que o cotidiano de um empresário não é um parque de diversões. A burocracia e a dificuldade de se lidar com o capital humano das empresas representam grandes desafios.

É por isso, que um dos hábitos de empresários de sucesso é focar na solução e não no problema. Essa prática torna o dia a dia um pouco mais simples, uma vez que o empresário, ao invés de ficar analisando o que deu errado em uma estratégia, vai analisar o que ele deve fazer para ter sucesso na próxima empreitada.

É claro que, somente este artigo não encerra todas as dicas e hábitos de empreendedores de sucesso. Existem tantas outras práticas adotadas por estes profissionais que seria impossível listar elas.

Entretanto, é válido dizer, que hábitos do tipo podem revolucionar, não só a vida profissional de um empresário mas, também, a vida pessoal. Por isso, vale a pena ficar atento ao que cada um destes empresários de sucesso têm a dizer em suas palestras, livros e vídeos.


* Este é um texto realizado pelo Blog do “Quanto Sobra”.

 



Matérias da GPME sobre empreendedorismo que você pode se interessar:

Dúvidas ao abrir um negócio
Como escolher um sócio