O Dia Internacional da Mulher está chegando e nos faz lembrar de um tema muito falado entre o varejo: Datas Comemorativas.
As datas comemorativas movimentam o comercio há algum tempo e tem se tornado cada vez mais relevantes para incrementar as vendas. Mas, qual a melhor estratégia para aproveitar a oportunidade?
Nem sempre fazer promoções ou divulgações é o suficiente. Por isso, separamos algumas dicas para você ter sucesso em vendas nessas ocasiões.
1) Planejamento
Antes de mais nada, planejar-se é fundamental. Escolha as datas que comuniquem com seu público e façam sentido para serem trabalhadas. As vezes, a melhor estratégia é não fazer nada em alguma data que não tenha a ver com seu segmento de mercado.
Lembre-se que projetar o crescimento de vendas é o primeiro passo. Isso vai nortear todas as outras ações. Nestas datas, a chance de atrair novos clientesé maior, por isso, esteja preparado tanto para atender tanto às expectativas dos clientes atuais, como de um novo público. Criar kits e combos também é uma estratégia interessante, para aumentar o ticket médio.
2) Estoque
Organize seu estoque! Antes de fazer qualquer ação ou promoção de um produto, tenha certeza que você será capaz de atender à demanda. Não adianta fazer promoção de um produto/serviço que você não conseguirá oferecer aos clientes. Mas, atenção, nem sempre comprar muito é garantia de aumento de vendas. É importante alinhar as compras com o planejamento de vendas.
Além disso, preparar o ponto de venda também é muito importante. A exposição correta e destaque dos produtos podem ajudar a elevar as vendas.
3) Equipe
Oriente sua equipe para a ação. Os funcionários e responsáveis pelas vendas e atendimento devem estar 100% inteirados sobre o tema e campanha. O cliente pode ir à loja pela divulgação, mas é sua equipe que vai ajudar a concretizar a venda.
Contrate equipe extra, se for uma data de grande importância. Além disso, motive sua equipe. A estratégia de criar metas de vendas diárias é uma ótima forma de incentivar manter o time bem entrosado.
4) Divulgação
Tenha um planejamento de marketing para divulgar a ação. Pense em quanto você está disposto a investir, quantas pessoas quer alcançar, quem é seu público e em quais mídias ele está. O direcionamento de divulgação deve ser certeiro para seu público.
Também é essencial que as mídias estejam alinhadas (ponto de venda, mídia externa e mídia online) para garantir a força da campanha. A identidade e linguagem devem ser as mesmas. Lembrando que a vitrine é uma das maiores ferramentas de divulgação do varejo e é pouco explorada. Inove! Tenha ideias e busque ajuda, caso seja necessário, para criar uma vitrine atrativa, que comunique com seu público.
E ai, já conferiu o calendário 2018? Já identificou quais são as oportunidades para o seu ramo? Antecipe-se, saia na frente dos seus concorrentes!