Os espaços tradicionalmente ocupados por mulheres no empreendedorismo estão mudando. A máxima “lugar de mulher é onde ela quiser” nunca esteve tão próxima da realidade. A transformação do cenário empreendedor no Brasil aponta não somente para um aumento do número de mulheres como donas de negócios, mas também mostra como novas áreas estão sendo exploradas por elas.
Conheça algumas das grandes empreendedoras do Brasil, como elas alcançaram seu lugar ao sol e como conquistar novos espaços dentro do empreendedorismo.
Grandes nomes, grandes mulheres
Quando o assunto é empreendedorismo feminino no Brasil, para muitas pessoas o nome que vem à mente é de Luiza Trajano, que comanda a rede de varejo Magazine Luiza e outras empresas integradas ao Grupo Magalu.
A empresária formada em direito alcançou um patamar considerado raro para mulheres, principalmente nessa área de atuação. Luiza transformou sua vida e a empresa, iniciada por seus tios em 1957 numa das maiores empresas de capital aberto do país.
Mas ela não está sozinha. Apesar de, segundo o relatório especial do SEBRAE sobre empreendedorismo feminino no Brasil mostrar que a maior parte das mulheres donas de negócios estão envolvidas predominantemente em atividades relacionadas à beleza, moda e alimentação, outros grandes nomes se destacam em outras áreas.
A japonesa naturalizada brasileira Chieko Aoki é a CEO e fundadora de uma das maiores redes de hotéis do Brasil, a Blue Tree Hotel. Ela atuou no ramo de hotelaria nos Estados Unidos e em países da Europa e Ásia. Em 1992 ela voltou ao Brasil para iniciar seu próprio negócio. Hoje ela é uma das executivas mais renomadas do Brasil.
Outro nome importante nesse cenário é de Raquel Maia, primeira mulher a chegar ao cargo de CEO da Lacoste no Brasil. Raquel se formou em Ciências Contábeis e fez especializações na Universidade de Harvard.
No ano de 2000 ela foi contratada pela Tiffany & Co. para chefiar a unidade brasileira. Em 2010 passou a trabalhar na joalheria Pandora, ocupando o cargo de CEO na filial no Brasil e posteriormente conquistou o cargo de CEO na Lacoste Brasil.
O que essas mulheres têm em comum, além da vontade de alcançar um nível elevado no ambiente empresarial, é o conhecimento sobre sua área de atuação. Para saber mais sobre isso, algumas pontos são muito importantes.
Como chegar ao topo
O primeiro passo para fazer com que seu negócio se torne uma grande empresa é conhecer o mercado em que o empreendimento está inserido. É necessário procurar as dores do público-alvo e trabalhar para sanar esses problemas de uma forma eficiente.
Mas não adianta ter uma ideia incrível sem pensar em formas inteligentes de colocá-la em prática. As viabilidades econômica e operacional andam de mãos dadas com sucesso do negócio. Se o projeto não entrega e não tem lucro, ele não vai conseguir ficar de pé por muito tempo.
Se você já estiver pronta para avançar, tendo analisado seu mercado e sua clientela, não descanse! Procure sempre formas de otimizar processos e melhorar a forma como seu produto é percebido pelo público. Uma marca forte é construída com base em entrega de qualidade e fidelização dos consumidores.
Por fim, tenha em mente que a gestão financeira deve estar sempre em dia. Uma empresa saudável consegue arcar com seus gastos, beneficiar seus donos e lucrar o suficiente para sempre investir em melhorias e ampliações.
Texto: Nicole Medeiros – Consultora GPME