Um dia desses um amigo me disse: “vou criar uma rede de franquias“. Para minha surpresa, quando perguntei de que franquia se tratava, ele me respondeu que ainda estava pensando. Foi como se ele me dissesse que teria um neto antes mesmo de ter o primeiro filho.
A verdade é que o termo franquia entrou na moda e vem sendo interpretado de forma equivocada desde então. O movimento franchising nada mais é do que a expansão de um negócio consagrado por meio da sua replicação através da transferência técnica de know how. Porém, diversos empresários estão inventando franquias tentando salvar seus negócios ou mesmo aproveitando uma maré oportunista.
E quem paga esta conta é o franqueado, representado em sua maioria por inocentes indivíduos que investem todas suas economias em uma iniciativa empreendedora, teoricamente menos arriscada. Mas a expansão de negócios não funciona simplesmente assim. Se olharmos para as estatísticas, veremos que cerca de 80% das empresas no Brasil encerram suas atividades em até 5 anos. Em contra partida, apenas 15% das franquias fecham as portas no mesmo período. Estes números demonstram claramente que é melhor investir em algo consagrado do que apostar no novo. Entretanto, o que vemos são empresas com pouquíssimo tempo de mercado e baixos índices de lucratividade que já se aventuram no universo de franquias, vislumbrando comercializar unidades por todo o país. Assim, é preferível investir na primeira unidade franqueada de uma marca consolidada há anos do que apostar em fenômenos incertos.
Se você leitor já visitou algum evento de franquias, com certeza se deparou com estruturas profissionais e foi recebido da forma mais elegante possível por pessoas com alto poder de convencimento exibindo promessas de retorno financeiro extremamente atrativas.
Não acredite em tudo que você vê.
O teatro dos franqueadores é muito maior do que o reflexo dos números.
Não acredite em tudo o que você ouve. As maiores marcas possuem o setor comercial mais forte, são as que mais vendem franquias, mas também as que geram o maior número de insatisfações.
Não acredite em tudo o que você lê.
Manuais, circulares e contratos são essenciais, mas estão longe de serem garantias de viabilidade financeira de um negócio.
Melhor uma bagunça lucrativa do que um prejuízo organizado.
Ao escolher uma franquia, acredite em você, no seu feeling empreendedor e principalmente na sua capacidade de transformar projetos em realidade. Acredite na franquia como um trabalho e não como uma aposentadoria.
Enfim, o mercado atual de franquias é uma febre, mas cuidado, febre alta pode ser perigosa.
O remédio para ter uma boa administração de redes de negócios é saber como gerir e expandir com resultados, e disso nós entendemos. Entre em contato com a GPME e saiba como direcionar seus esforços e investimentos para o lugar certo.