BLOG gpme
gpme | Expansão e estruturação de negócios

Organize Suas Finanças Pessoais

Hoje nós vamos ter uma pequena conversa sobre um assunto que a grande maioria das pessoas não querem nem chegar perto… Finanças Pessoais.

Calma, respire fundo e não encerre agora a sua leitura. Eu vou te dar uma oportunidade de sair antes do fim e acabar com o sofrimento antes mesmo dele começar, basta você acertar as três perguntas que eu irei lhe fazer e pronto!

Vamos para as perguntas… preparado?

1-) Quanto você ganha por mês?

2-) Quanto você gasta por mês?

3-) Qual o nome do cavalo branco usado pelo mago Gandalf na trilogia “O senhor dos anéis”?

É eu sei… É bem difícil saber o quanto você gasta né?

Bom assenta aí que pelo visto você já viu que o assunto será conduzido de forma descontraída e bem objetiva.

 

QUANTO VOCÊ GANHA POR MÊS?

 

Grande parte das pessoas têm este valor na ponta língua, são assalariados com renda fixa, sem comissões e nada variável. Mas basta variar um pouquinho essa renda que o sujeito já vai responder:

Quanto você ganha por mês?

Sujeito: Ah… depende.

Pode ser uma média, criatura de Deus. O que não pode é não saber essa informação.

Lição 01: Gaste 3 minutos do seu dia e descubra o quanto você ganha.

 

Ótimo. Vamos para segunda pergunta.

 

QUANTO VOCÊ GASTA POR MÊS?

 

Aqui geralmente encerra a conversa. Ninguém sabe responder essa pergunta e sabe o porquê?

Porque é chato demais correr atrás dessa informação. Dá muito trabalho. E o pior, geralmente a resposta que os números trazem para nós não é boa.

Se você leu a lição 1 e já achou difícil porque eu não desenhei o caminho para descobrir o quanto você ganha, pode pular para a questão três e descobrir o nome do raio do cavalo.

A primeira dica que você vai ouvir é “tem um aplicativo bom demais que pega suas despesas todas do cartão e coloca tudo organizadinho no seu celular” e a segunda dica que você vai ouvir é “tem que anotar tudo, se não, não vai funcionar”.

Duas boas notícias: não precisa desse aplicativo e não precisa anotar tudo. 

Uma má notícia: tem que fazer alguma coisa.

Você só precisa fazer três contas simples para começar;

  • 1- Você vai separar 20% do seu salário em um local intocável no dia em que você colocar suas mãos nele. 

Sujeito: Mas eu preciso do dinheiro todo.

Eu sei! Você deve estar precisando muito mais do que os 100%.

  • 2- Você vai anotar todos os seus gastos fixos. Vou te ajudar começando a lista e você termina. Aluguel, condomínio, luz, água, telefone, celular, Netflix, colégio…

Sujeito: Aí, já começou a chatice! 

Eu disse que alguma coisa teria que ser feito. Isso vai mudar sua vida, pode confiar.

Observação: Não é para colocar nesta lista supermercado e nem restaurante.

A parte mais difícil. Se você chegou até aqui você é um cara que conseguiu chegar até aqui e nada mais. O que importa é daqui a diante. O terror das finanças pessoais, o motivo de todos largarem estes controles insuportáveis. Chegou a hora de descobrir o quanto você gasta com supermercado e restaurante.

 

Lição 2: Você não precisa resolver tudo hoje. Não precisa resolver tudo este mês e o melhor… Você não precisa resolver tudo este ano. Gostou né? Isso ninguém te conta e você já está há duzentos anos dando ouvidos ao que as pessoas te contam e não sabe nada da sua vida financeira até hoje. Então, vá com calma.

 

Vou te dar algumas dicas.

Primeira dica, comece hoje uma análise (você decide a intensidade do programa) de quanto você vai gastar essa semana com estes gastos de supermercado e restaurante. Depois multiplique por 4.5 (quatro semanas e meia) e pronto! Você já tem um começo. Sem app, sem tecnologia, sem mistério. Segunda dica, faça isso por duas semanas e veja se os valores foram próximos. E siga fazendo até encher o seu saco.

Finalizamos. Já temos quanto você ganha, já temos suas despesas fixas e já temos seus gastos com alimentação. Se você fez tudo isso tenho certeza de que já está muito mais dono da sua vida financeira do que quando iniciou a leitura.

Lembra daqueles 20%? Para encerrar de vez, vamos falar novamente sobre eles.

A gestão pessoal nada se difere em alguns aspectos de uma gestão empresarial. Uma empresa tem que dar lucro, e você também precisa ter lucro na sua gestão financeira. Quanto daqueles 20% foram precisos para cobrir o seu mês? 

Se precisou usar tudo e até mais um pouco, revisite as suas despesas, reveja seus gastos, dê passos para trás para conseguir caminhar para frente no futuro. Se questione até que ponto você precisa pagar o aluguel que você paga, ou o tamanho da prestação do seu imóvel, ou o colégio do seu filho. Podemos brincar às vezes para deixar o assunto mais leve, mas não podemos fugir da realidade. Não fuja da sua.

Numa próxima conversa a gente decide o que fazer caso tenha sobrado alguma coisa desses 20%, ok?

 

QUAL O NOME DO CAVALO BRANCO USADO PELO MAGO GANDALF NA TRILOGIA “O SENHOR DOS ANEIS”?

Sério que você não sabia essa?

 

Texto:  André Horta – Consultor de Empresas GPME