Elogiar: fazer elogio(s), louvar, tecer, exaltar as qualidades.
Elogiar tornou-se um verbo quase proibido no mercado empresarial. A maioria dos empresários pensa que elogiar um funcionário pode fazer com que ele se acomode ou peça um aumento. Elogiar um fornecedor pode fazer com que ele aumente seus preços, reduza sua qualidade ou piore seu atendimento, julgando que o cliente já está garantido. O mesmo é válido para prestadores de serviços e demais parceiros. Certo? Errado!
Algum pensador inglês, que não lembro o nome ao certo, disse que o sucesso do elogio vem da sua escassez. Desta forma, ao invés de pensar nesta frase como um expurgo ao elogio, pense que elogiar pode ser uma grande vantagem competitiva para o seu negócio, desde que os elogios sejam sinceros e distribuídos com meritocracia.
O elogio é o melhor sistema de remuneração variável, é a melhor ferramenta de fidelização e manutenção de parcerias, além de um potencial gerador de felicidade. Poupe recursos com dinâmicas e palestras motivacionais e simplesmente preste mais atenção nas pessoas elogiáveis. Um elogio sincero é a dica suprema, o sinal daquilo que queremos que se repita.
Portanto, elogie mais, agradeça mais, escute mais e critique menos. Depois me conte o que a vida te deu em troca.